19-05-2012 00:20

DESENVOLVENDO PROGRAMAS DE TREINAMENTO

 

ESTRATÉGIAS, TÉCNICAS E AVALIAÇÃO DE RESULTADOS

Planejar, elaborar, decidir pelas estratégias de ensino mais adequadas, aplicar e medir os resultados são etapas importantes em qualquer Programa de Treinamento. Compreender e saber por em prática cada uma delas, de acordo com os diferentes contextos encontrados na área da Saúde, são fatores relevantes para gestores e líderes no processo de desenvolvimento de pessoas nas organizações.

 

Público Alvo: Equipe interdisciplinar de líderes e gestores, profissionais de educação e treinamento.

 

Carga horária: 12 horas

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • A decisão sobre a realização do Programa de Treinamento
  • O planejamento global do Programa de Treinament
  • Elaboração do Programa Educacional
  • Impressos de organização e controle
  • Objetivos
  • Conteúdos
  • Como se dá o processo de ensino-aprendizagem
  • O papel da comunicação
  • Escolha das estratégias de ensino
  • Exposição interativa
  • Jogos de Aprendizagem e Dinâmicas de Grupo para Programas de Treinamento na área de Saúde -  aspectos práticos 
  • O que são jogos e seus objetivos
  • Tipos de jogos e suas indicações
  • Preparação para o uso do jogo
  • Perfil do facilitador
  • Como evitar erros no uso de jogos
  • O Ciclo de Aprendizagem Vivencial
  • Exemplos de jogos para a área de Saúde
  • O uso de filmes e músicas
  • Exercícios práticos, simulações, estudos de caso
  • Plano de Aula e o planejamento do tempo
  • Confecção de material de apoio didático
  • O uso de recursos áudio visuais, Apostilas e textos de apoio
  • Material de apresentação multimídia
  • Aplicação do Programa de Treinamento – colocando em prática
  • A importância do rapport para o sucesso do programa de treinamento
  • A introdução para o tema
  • O uso de ativadores
  • O embasamento teórico e A comprovação prática
  • Criatividade e flexibilidade
  • Avaliando resultados de treinamento

—————

Voltar


Contacto

Curare - Inovação em Saúde