19-05-2012 00:20
DESENVOLVENDO PROGRAMAS DE TREINAMENTO
ESTRATÉGIAS, TÉCNICAS E AVALIAÇÃO DE RESULTADOS
Planejar, elaborar, decidir pelas estratégias de ensino mais adequadas, aplicar e medir os resultados são etapas importantes em qualquer Programa de Treinamento. Compreender e saber por em prática cada uma delas, de acordo com os diferentes contextos encontrados na área da Saúde, são fatores relevantes para gestores e líderes no processo de desenvolvimento de pessoas nas organizações.
Público Alvo: Equipe interdisciplinar de líderes e gestores, profissionais de educação e treinamento.
Carga horária: 12 horas
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- A decisão sobre a realização do Programa de Treinamento
- O planejamento global do Programa de Treinament
- Elaboração do Programa Educacional
- Impressos de organização e controle
- Objetivos
- Conteúdos
- Como se dá o processo de ensino-aprendizagem
- O papel da comunicação
- Escolha das estratégias de ensino
- Exposição interativa
- Jogos de Aprendizagem e Dinâmicas de Grupo para Programas de Treinamento na área de Saúde - aspectos práticos
- O que são jogos e seus objetivos
- Tipos de jogos e suas indicações
- Preparação para o uso do jogo
- Perfil do facilitador
- Como evitar erros no uso de jogos
- O Ciclo de Aprendizagem Vivencial
- Exemplos de jogos para a área de Saúde
- O uso de filmes e músicas
- Exercícios práticos, simulações, estudos de caso
- Plano de Aula e o planejamento do tempo
- Confecção de material de apoio didático
- O uso de recursos áudio visuais, Apostilas e textos de apoio
- Material de apresentação multimídia
- Aplicação do Programa de Treinamento – colocando em prática
- A importância do rapport para o sucesso do programa de treinamento
- A introdução para o tema
- O uso de ativadores
- O embasamento teórico e A comprovação prática
- Criatividade e flexibilidade
- Avaliando resultados de treinamento
—————